Funcionários participam de palestra sobre conflitos no ambiente de trabalho

A comunidade da PUSP-SC pôde assistir, na última semana, à palestra Conflitos no Ambiente de Trabalho, ministrada por funcionários da própria Prefeitura.

O objetivo foi apresentar uma nova visão sobre conflitos que, em vez de necessariamente representarem algo negativo, como brigas ou problemas, podem ser uma oportunidade para crescimento e soluções. Dentro dessa lógica, foi apresentada um dos caminhos para o trabalho com conflitos: a mediação.

Quando as pessoas não conseguem encontrar um termo comum por si mesmas, o envolvimento de mediadores pode auxiliar na condução do diálogo, e assim tornar mais fácil para que as partes enxerguem o conflito sob novos ângulos e possam ainda encontrar maneiras criativas de solucioná-lo consensualmente.

Tendo isso em vista, foi apresentada a iniciativa nomeada NUGECON (Núcleo de Procedimentos Consensuais para Gestão de Conflitos).

Destinado a mediar conflitos interpessoais de funcionários da PUSP-SC, o Núcleo tem como membros: Emanuela Pap da Silva, Carolina Codá Machado e Daniel Candido dos Santos. “Passamos o ano de 2018 trabalhando nessa proposta e ficamos felizes com a abertura dos participantes para ouvir um pouco mais sobre esse novo olhar sobre a gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Com o início dos trabalhos do NUGECON, esperamos poder contribuir com a resolução de conflitos interpessoais e, consequentemente, colaborar com uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho”, afirmou Emanuela.

A chefe da Seção de Biblioteca, Marilza Aparecida Rodrigues Tognetti, participou da palestra e considera a iniciativa da Prefeitura do Campus oportuna porque sinaliza aos seus servidores a importância dada às pessoas e ao diálogo. “Certamente haverá benefícios tanto para a instituição quanto para as pessoas, pois tais conflitos quando não solucionados podem comprometer a saúde dos envolvidos e gerar problemas administrativos”, completou.

A palestra foi apresentada em duas turmas, nos dias 13 e 14 de fevereiro, no CETEPE.