Núcleo de Procedimentos Consensuais para Gestão de Conflitos

O NUGECON (Núcleo de Procedimentos Consensuais para Gestão de Conflitos) é uma iniciativa proposta por funcionários da PUSP-SC, que passaram por formação em Gestão de Conflitos e Mediação e, então, propuseram uma formação para atuação em mediação de conflitos interpessoais entre funcionários da Prefeitura.

Com apoio da Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade e da Administração, o Núcleo é autônomo, independente e nunca age por conta própria; precisa ser acionado pelos interessados.

Se você se encontra envolvido/afetado em um conflito interpessoal no ambiente de trabalho da PUSP-SC ou necessita diretamente de uma medição, entre em contato com o Núcleo:

– Escreva para nugecon@usp.br
– ou clique aqui e preencha o formulário

 

O que acontece após preenchido o requerimento:

  1. O Núcleo verifica se o requerimento pode ser atendido. Não são atendidos casos de possível assédio moral/sexual, por exemplo;
  2. Caso seja possível atender, uma dupla de membros é designada para atuação. Essa dupla não deve ter vínculo próximo com as partes envolvidas no conflito;
  3. A parte que solicitou a atuação é informada da atribuição da dupla e deve manifestar estar de acordo com a formação;
  4. A(s) pessoa(s) que é(são) mencionada(s) na requisição como parte(s) do conflito é(são) convidada(s) para participar do processo de mediação;
  5. Caso não aceite, o processo é interrompido;
  6. Caso aceite, é marcada uma data para que ocorra a primeira reunião de mediação. Podem ser necessárias apenas uma ou mais interações;
  7. O processo acaba quando: chega-se a uma solução consensual; chega-se a um impasse sem chances de avanço; uma das partes desiste.

 

O que faz o mediador:

  • Escuta com atenção e faz perguntas;
  • Identifica questões, sentimentos e interesses;
  • Aponta os pontos convergentes para as partes;
  • Administra situações com ânimo acirrado;
  • Estimula as partes a desenvolver soluções criativas;
  • Motiva nova ótica e olhar prospectivo, sem atribuição de culpa;
  • Reformula questões diante de impasses;
  • Aborda com imparcialidade a questões colocadas pelas partes;
  • Encara conflito como fenômeno natural, que permite crescimento e melhorias;
  • Foca na satisfação das partes.