Os professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes são os novos reitor e vice-reitor da USP. A nomeação foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, 13 de novembro. No vídeo divulgado nas redes sociais, o governador desejou aos novos dirigentes “um ótimo trabalho frente a uma Universidade que é orgulho de São Paulo e do Brasil, reconhecida internacionalmente”.
Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.094 eleitores, dos quais 1.949 (93%) registraram seus votos.O novo reitor da USP, Vahan Agopyan, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e PhD pela Universidade de Londres King’s College.
Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli; diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo; e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção.
Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP no período de 2010 a 2014 e, atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor da Universidade.
O novo vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e obteve título de doutor em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália.
É coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP.
Hernandes foi diretor do IFSC no período de 2010 a 2014. Atualmente, ocupa o cargo de pró-reitor de Graduação da Universidade.
O mandato dos novos dirigentes é de quatro anos (período de 2018 a 2022).
Por Adriana Cruz – Jornal da USP
Foto: Marcos Santos / USP Imagens