Programa Renova passa a atuar no Campus da USP São Carlos

Criado em 2017, o programa possibilita a readaptação funcional de servidores do grupo Básico com restrições médicas

O Programa de Aperfeiçoamento e Renovação Funcional (Renova) foi implantado no Campus da USP em São Carlos nos dias 17 e 18 de setembro.

O Renova tem como objetivo principal possibilitar readaptação funcional a servidores, inicialmente, do grupo Básico, com restrições médicas permanentes para o desenvolvimento de atividades habituais. Esses funcionários têm a oportunidade de desempenhar atividades em áreas de atuação mais adequadas ao seu perfil e às necessidades da Universidade.

A iniciativa é da Coordenadoria de Administração Geral (CODAGE) e do Departamento de Recursos Humanos (DRH), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e com a Escola Técnica e de Gestão da USP. Em São Carlos, o programa também contou com o apoio do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos de São Carlos (CSCRH-SC), do SESMT São Carlos, do Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) e da Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS).

Em São Carlos, a equipe participou da capacitação, e os funcionários técnico- administrativos e chefias das unidades do Campus tiveram acesso às informações sobre o programa por meio de palestras e dinâmicas de grupo.

Vera Lucia Martinez Vieira, Fisioterapeuta da Unidade Básica de Assistência à Saúde – UBAS do Campus USP “Luiz de Queiroz” em Piracicaba, apresentou a palestra Saúde como fator de risco para adoecimento no trabalho. Segundo ela, “os quatro aspectos para se manter uma boa saúde são os cuidados com a alimentação, sono, estresse e saúde corporal”, que dependem da iniciativa individual para adaptá-los e integrá-los ao seu estilo de vida.

A professora Marina Grechi Sticca, coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho – LabPOT da FFCLRP/USP, tratou do tema Fatores de risco psicossociais no trabalho e mostrou resultados de pesquisa sobre as dificuldades encontradas pelos gestores do Campus em relação à readaptação de servidores com restrições médicas formalizadas e/ou servidores que retornaram ao trabalho em sua equipe. Foi feita também uma dinâmica visando a troca de experiências entre os participantes.

Já Vania Manna, da Seção de Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho – QVTRAB/SESMT São Paulo, focou os temas saúde, bem estar e trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho, e Fábio Albino Zagui, da Seção Técnica de Carreira do Departamento de Recursos Humanos – DRH, finalizou os dois dias do evento apresentando o Programa Renova e a equipe responsável por ele no Campus de São Carlos.

O programa prevê a execução de etapas, incluindo inscrição dos servidores pré-elegíveis; a avaliação médico-ocupacional; o acolhimento do servidor, com a apresentação e orientações sobre os objetivos e benefícios oferecidos; entrevistas para análise dos perfis; capacitação e definição das atividades e ambiente de trabalho; e o acompanhamento do processo de readaptação até a conclusão.

Por Suzana Xavier (Assessoria de Comunicação da PUSP-SC) com informações de Erika Yamamoto (Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP)

Fotos: Suzana Xavier