Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil PAPFE – Veteranos

Orientações gerais para alunos veteranos (alunos que ingressaram na USP até 2019)

A partir de 2020, os auxílios que integram o PAPFE passarão a ter validade de 2 (dois) anos. Essa medida se refere aos auxílios moradia financeiro, alimentação, transporte e livros (no caso do auxílio livros será prorrogado desde que o aluno não tenha excedido os 2 anos máximos de concessão).

Assim sendo, os alunos veteranos inscritos no PAPFE em 2019 e que foram contemplados com auxílios, desde que estejam devidamente matriculados em seus cursos, terão seus auxílios prorrogados automaticamente até 30/4/2021.

Portanto, não será necessário fazer nova inscrição, exceto em quatro situações, descritas no Edital PAPFE 2020. São elas:

1. Veterano que não se inscreveu ou não finalizou a inscrição no PAPFE 2019 e quer solicitar auxílio no PAPFE 2020.
  2. Veterano que mudou o seu perfil socioeconômico (houve mudança em sua situação socioeconômica que deverá ser devidamente comprovada). Se o aluno optar por este item terá que fazer todas as etapas da inscrição do PAPFE (preencher formulário e justificativa, anexar todos documentos e enviar inscrição), terá a prorrogação do(s) auxílios(s) do PAPFE 2019 cancelada (validade voltará a ser 30/04/20) e concorrerá novamente aos auxílios solicitados em 2020.
  3. Veterano que quer mudar de auxílio financeiro para vaga em moradia ou vice-versa. Se o aluno optar por este item terá que fazer todas as etapas da inscrição do PAPFE (preencher formulário e justificativa, anexar todos documentos e enviar inscrição), terá a prorrogação do(s) auxílios(s) do PAPFE 2019 cancelada (validade voltará a ser 30/04/20) e concorrerá novamente aos auxílios solicitados em 2020.
  4. Veterano que possui a concessão de auxílio/ bolsa de Unidade de Ensino e Pesquisa que utiliza a pontuação do PAPFE para a concessão (Bolsa AEP, Bolsa Afinal) ou aqueles que desejam se inscrever em auxílios nos quais não se inscreveram ou não foram contemplados em 2019. Se o aluno optar por esta opção poderá incluir apenas o(s) auxilio(s) que não foi(ram) contemplado(s) em 2019, terá o questionário e os documentos importados de 2019, não poderá fazer nenhuma alteração no questionário nem anexar documentos, a inscrição será enviada automaticamente. Obs.: Se houve alteração de situação econômica, o aluno tem que optar pelo item 2 da exceção e concorrer novamente a todos os auxílios, pois nesse caso é possível preencher o questionário e anexar todos os documentos necessários.

CRONOGRAMA DO PAPFE

Etapas Período
Período de inscrições para alunos veteranos inscritos/qualificados no PAPFE/2019 que estão em alguma exceção mencionada no item “Renovação Automática dos Apoios/Auxílios” De 20/1/2020 a 15/3/2020
Período de inscrições para alunos ingressantes 2020 De 25/1/2020 a 15/3/2020
Data máxima para divulgação do resultado final 30/4/2020
Prazo máximo para apresentação de recurso 7/5/2020

Para maiores informações, acesse aqui o Edital PAPFE/2020.

Os interessados devem se inscrever no PAPFE, via Sistema JúpiterWeb:

• Acessar o Sistema JúpiterWeb
  • Programa de Bolsas
  • PAPFE
  • Inscrição em bolsas e apoios

Clique aqui para acessar a lista de documentos necessários.

Qualquer dúvida, encaminhar email para Serviço Social do campus: social.prefeitura@sc.usp.br (sempre informe nome completo e nº USP).

Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE

29/1/2020