Prefeitura do Campus lamenta morte do Professor Sérgio Mascarenhas

A tristeza por perda tão importante é imensurável diante das enormes contribuições que o Prof. Sérgio Mascarenhas legou tão generosamente para a sociedade brasileira.

Dedicou à Ciência e ao Ensino – na USP, na criação da EMBRAPA e da UFSCar, e em inúmeras iniciativas que projetaram caminhos possíveis para o país superar nossas dificuldades históricas, sobretudo a inaceitável desigualdade que assola nosso povo – toda a sua vida e envidou o melhor de suas forças e capacidade para ensinar, descobrir, inventar, motivar pessoas e instituições para pensar cada situação amplamente e profundamente, de maneira a resultar no entendimento mais completo possível, e assim permitir a definição de propostas, projetos e programas na direção das melhores soluções.

Contribuiu de maneira especialmente marcante para o desenvolvimento do Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos, como professor motivador e mentor, verdadeiro Mestre, de inúmeros quadros de pesquisadores e de profissionais, que talvez não tivessem hoje o brilho e a relevância que têm, não fossem as discussões, lições, conceitos, ideias e estímulos do Prof. Sergio Mascarenhas.

Pesquisador inquieto, desbravador, pioneiro, Prof. Sérgio Mascarenhas não pode ser definido com meros adjetivos, por mais que estes sejam justos e reconheçam suas qualidades inegáveis.

Assim, é necessário reconhecer sua dimensão humana que para além das notáveis contribuições acadêmicas marcou indelevelmente as vidas de seus familiares, amigos, estudantes e colaboradores.

Rendo, como membro desta comunidade desde 1975, portanto como um de seus inúmeros ex-alunos, e como atual Prefeito do Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos, minhas mais sinceras homenagens ao homem, ao pesquisador e ao professor que lutou incansavelmente pelo triunfo da verdade e da Ciência.

Condolências às comunidades uspiana e acadêmica de todo Brasil e à sua família por esta perda irreparável.

Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho
Prefeito do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC)