Entre os dias 21 e 25 de agosto acontece a 33ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) Conjunta do Campus USP São Carlos.
O evento é promovido pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das diferentes unidades do Campus e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Dia 21/08/23 (2 a Feira) – IFSC:
14h30
Tema: Covid e Pós-Covid: como identificar e tratar possíveis sequelas?
Palestrante: Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior – Pesquisador Colaborador – Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos – USP – Coordenador dos Projetos Clínicos
IFSC/USP – UTF/Santa Casa – São Carlos
Local: Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas
Dia 23/08/23 (4 a Feira) – IQSC:
9h30: café
10h
Tema: Assédio moral – Caracterização e estratégias de prevenção e combate
Palestrante: Prof. Dr. Flávio Roberto Batista – Docente da Faculdade de Direito da USP
Local: Anfiteatro do IQSC – Q-1
Dia 24/08/23 (5 a Feira) – PUSP-SC:
8h30: café
9h
Tema: Formação e atribuições da Brigada de incêndio, equipamentos necessários para o combate à incêndios e AVCB
Palestrante: CB PM Abimael Gonçalves Ramos – Corpo de Bombeiros de São Carlos – SP
Local: Anfiteatro “Armando Toshio Natsume” – Engenharia Elétrica
Dia 24/08/23 (5 a Feira) – ICMC:
14h30
Tema: Entendendo o corpo para evitar dores na coluna
Palestrante: Dr.ª Jéssica Neves – Fisioterapeuta – doutora em ciências
Local: Auditório do ICMC
Café após
Dia 25/08/23 (6 a Feira) – Encerramento – EESC:
8h30: café
9h
Tema: Universidade e Diversidade: construindo a felicidade no ambiente de trabalho
Palestrante: Prof. Gustavo Enrique Costa – Presidente do conselho municipal de diversidade sexual – Prefeitura Municipal de São Carlos
Local: Auditório Jorge Caron
Comissão Organizadora:
André Luiz Tognon – IQSC
Casimiro Paschoal da Silva – EESC
José Cláudio Pinto de Azevedo – EESC
Luiz Fernando Cadei – ICMC
Samuel Alvarez – IFSC
Maria Cecília H. Tavares – PUSP-SC
DSO / SESMT – São Carlos
Com informações da Comissão Organizadora