Palestra propõe uma reflexão sobre nosso papel no trânsito

A construção de um trânsito mais seguro foi o tema da palestra apresentada pelo funcionário Bruno Politano Beraldo de Almeida, da Seção de Fiscalização e Segurança da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), nos últimos dias 22 e 23.

foto6A palestra “Viver no Trânsito: uma questão de escolha?” contou com informações sobre legislação, responsabilidades dos condutores e formas de boa convivência no trânsito. Segundo Beraldo, o trânsito diariamente produz vítimas, causando prejuízos aos cidadãos e ao Estado. Com o crescimento da frota de veículos, cresceu também o número de infrações e acidentes. Dessa forma, é fundamental que se faça um trabalho de educação e conscientização de todos envolvidos.

Segundo ele, “a formação de condutores se encerra equivocadamente após a aprovação do motorista nos exames teórico e prático de habilitação. Já por sua vez, essa iniciativa, além de promover uma educação contínua, tem como objetivo orientar, informar e convidar as pessoas a refletirem sobre as condutas que adotam no trânsito e sobre a responsabilidade que cada um tem na construção de um trânsito mais seguro”.

foto5Dario Atílio Braga, da Seção de Transporte, gostou bastante da palestra e ressaltou “que não só a Prefeitura, mas as outras unidades do Campus deveriam promover mais este tipo de conscientização, mostrar que hoje somos pedestres, amanhã somos motociclistas e depois somos motoristas, ou seja, cada dia podemos estar em um lugar diferente, o que demonstra como somos frágeis”.

Com base nas informações apresentadas no evento, a funcionária Natalina Giusti, da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVCOMUN), destacou que é fundamental nos “conscientizarmos de que somos o trânsito, que existem regras a serem seguidas para melhorá-lo e que o respeito, a solidariedade e o humanismo devem preponderar nas nossas atitudes diárias. Viver no trânsito não é uma questão de escolha, mas o bom conviver no trânsito é sim”.