Moradia estudantil: Comunicado do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus

CONSELHO GESTOR E PREFEITURA DO CAMPUS

Conforme orientação da Chefia Técnica do Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil da Prefeitura e por decisão do Conselho Gestor, com o objetivo de reduzir os riscos de contágio e de disseminação da COVID-19 na comunidade da Universidade de São Paulo do Campus de São Carlos, visando à preservação da saúde e da vida de toda a comunidade, e considerando os protocolos sanitários do Governo do Estado de São Paulo e o Plano de Readequação para o Ano Acadêmico/Calendário Escolar 2020 da USP, que prevê o retorno às aulas presenciais em 2021, é solicitado:

Aos alunos residentes na Moradia Estudantil/Alojamento e que permanecem no Campus, que mantenham o isolamento recomendado até que as atividades presenciais sejam retomadas ou novas orientações da Reitoria sejam comunicadas. Solicitamos que os encaminhamentos de quaisquer demandas sejam direcionados a:

social.prefeitura@sc.usp.br

caae.sc@usp.br

aloja@caaso.org.br

Informamos que máscaras individuais de proteção reutilizáveis (de algodão) foram disponibilizadas ao conjunto dos estudantes, como também kits de higiene contendo detergente líquido, sacos de lixo, água sanitária e álcool em gel. Contamos com a colaboração de todos no sentido de continuar a observar rigorosamente as normas de prevenção e de higiene, uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

Aos alunos residentes na Moradia Estudantil/Alojamento e que não se encontram no Campus, que não considerem a possibilidade de retornar ao Campus – exceto em casos justificados e com prévio conhecimento da comissão formada pela coordenação do Serviço Social e estudantes representantes da Moradia Estudantil (CONTATOS: social.prefeitura@sc.usp.br caae.sc@usp.br  aloja@caaso.org.br) –  até que as atividades presenciais sejam retomadas ou novas instruções da Reitoria sejam comunicadas.

Ao Corpo Docente e de Orientadores, no sentido que orientem seus alunos a não retornarem à Moradia Estudantil/Alojamento, exceto em situação justificada e observada a necessidade de comunicar previamente sobre sua vinda, como já mencionado.

Importante enfatizar que o foco dessas solicitações está exclusivamente centrado na preservação da saúde e da vida, premissa aplicada em toda a Universidade de São Paulo.

Nesse sentido, a Prefeitura do Campus e todas as suas divisões e serviços, e em especial o Serviço Social, têm se empenhado em apoiar e atender às demandas dos estudantes da Moradia Estudantil que permaneceram no Campus desde o início do período de suspensão das aulas presenciais. Relevante destacar que, em contrapartida, os referidos estudantes têm estabelecido diálogo frequente com a PUSP SC, colaborado com as ações do Serviço Social e contribuído para orientar a todos sobre a importância das regras de prevenção, distanciamento social e uso de máscara facial.

Porém, considerando que o calendário letivo estabelecido pela Reitoria não prevê atividades presenciais no segundo semestre de 2020, é solicitado daqueles que puderem retornar com segurança as suas casas, que considerem essa possibilidade e comuniquem sobre sua decisão, em qualquer momento, colaborando assim para que a situação seja monitorada e a necessidade de medidas avaliada em tempo real.

No mesmo sentido, para evitar que o retorno de alunos à Moradia Estudantil, por razões justificadas, venha a gerar desconforto e sensação de vulnerabilidade nos atuais ocupantes, e principalmente para evitar o aumento dos riscos de contágio pelo SARS-COV-2, vírus causador da COVID-19, é muito importante que aqueles que venham a retornar ao Campus tenham ciência que é necessário fazer a comunicação prévia do seu retorno, de maneira que possam ser previstas e implementadas as medidas de isolamento e prevenção, para preservar a saúde de todos.

É muito importante que informações sobre a ocorrência de sintomas suspeitos sejam imediatamente comunicadas.

Contamos com a compreensão e a colaboração de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato                                    Prof. Sergio P. Campana Filho

Presidente do Conselho Gestor                                              Prefeito do Campus