Melhorias na Central de Monitoramento e a instalação de novas câmeras colaboram para ampliar a segurança do Campus

Edifício foi reformado e equipamentos mais modernos foram adquiridos

Elevador instalado no prédio do SVFSEG

A Central de Monitoramento do Serviço de Fiscalização e Segurança (SVFSEG/PUSP-SC) foi recentemente reformada, de modo a se tornar um edifício acessível e para adequação e ampliação do espaço, sendo também adquiridos equipamentos mais modernos visando ao aperfeiçoamento do sistema de vigilância e telemonitoramento do Campus.

Nesse sentido, também foram adquiridas e instaladas 50 (cinquenta) câmeras fixas com proteção bullet para uso externo e 12 (doze) câmeras com inteligência de leitura de placas (LPR) e integração ao COPOM, permitindo a leitura de placas veiculares (carros, caminhões e motos) e efetuando a identificação de veículos cadastrados como produtos de furto ou roubo. Por exemplo, Sr. Eduardo Alberto Balestrero, Chefe Técnico do SVFSEG/PUSP-SC, ressalta que tal sistema permite a detecção imediata de tais veículos pelo Batalhão da Polícia Militar. “Inclusive, já aconteceu o acesso ao Campus de um veículo que participou de um assalto em uma cidade da região, e a USP ajudou com levantamento de imagens para reconhecimento do carro e do condutor”.

Sr. Edelber Fernando Chinaglia, Chefe da Secção Técnica de Informática (SCINFOR/PUSP-SC), destaca que, “dentro da plataforma Digifort, utilizada pela USP para monitoramento de imagens e alarmes, esse sistema possibilita pesquisas de acessos, bem como a inserção de listas classificatórias (chamadas de blacklists e whitelists), que permite controlar e monitorar o acesso ao Campus dos veículos incluídos nestas listas”. Objetivando ampliar o período de captação e armazenamento das imagens, também foi instalado um  novo equipamento com capacidade de 70 terabytes, exclusivo para esta finalidade.

Além disso, foi adquirido um drone, modelo Mavic 2 Enterprise, homologado pela ANAC, que conta com iluminação, alto falante e câmera térmica e colabora com o monitoramento da USP São Carlos. Servidores do SVFSEG receberam treinamento para operar a drone.

Imagem da Área 2 com câmera de infravermelho tirada pelo drone

Imagem aérea da Área 2 do Campus tirada pelo drone

Imagem do Pórtico da Área 1 do Campus tirada pelo drone

Conforme Prof. Sergio Paulo Campana Filho, Prefeito do Campus, a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU/USP) tem apoiado fortemente a atual gestão e contemplado as necessidades do Campus mediante a elaboração e encaminhamento de projetos, o que se comprova mais uma vez. Assim, cumpre ainda destacar o empenho dos servidores da PUSP-SC envolvidos no projeto e agradecer ao Prof. José Antonio Visintin, Superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, e a toda a equipe da SPPU, pelo apoio técnico e logístico, e pelo aporte de recursos para o aperfeiçoamento do sistema de segurança e vigilância do Campus.

Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC
Fotos: Suzana Xavier e arquivos SVFSEG