LRQ/PUSP-SC passa a contar com veículo próprio para coleta e transporte de resíduos químicos

Saiba mais sobre a história e as principais atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Resíduos Químicos da Prefeitura do Campus USP de São Carlos

A Seção de Laboratório de Resíduos Químicos (SCLABRQ) da Prefeitura do Campus (PUSP-SC) é referência em sua área e tem a função de gerenciar os resíduos químicos gerados no Campus para que estes não agridam o meio ambiente, seja promovendo a recuperação desses materiais para reutilização nos próprios laboratórios ou tratando-os para o descarte adequado. Há também resíduos perigosos que são coletados, armazenados temporariamente e, posteriormente, encaminhados para incineração em empresas especializadas.

Em média, o laboratório coleta aproximadamente 10 toneladas de resíduos químicos por ano e também faz o gerenciamento dos resíduos do Programa USP Recicla, dando destinação a materiais recicláveis em geral (como papéis, plásticos e vidros), pilhas, lâmpadas, eletrônicos, entre outros.

O laboratório foi inaugurado em 13 de outubro de 1997 e iniciou efetivamente suas atividades práticas em 1998, após a identificação da necessidade do tratamento de resíduos no campus de São Carlos.

Na época, grande volumes e variedades provenientes da Escola de Engenharia (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) necessitavam de um devido descarte. Assim, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) era constantemente procurado para indicar a melhor alternativa para a disposição dos resíduos gerados.

Principais datas relacionadas à criação do laboratório

Construção do abrigo de alvenaria

Inauguração do laboratório

• 1990: criação de comissão com o objetivo de apresentar propostas de gerenciamento de resíduos perigosos.
  • 1991: construção de abrigo provisório com todas as características técnicas de segurança e com uma capacidade limite de 3.000 litros, onde os resíduos eram armazenados para um posterior tratamento.
  • 1992 – 1996: alunos do Programa Especial de Treinamento (PET/CAPES) sob a tutoria do Prof. Dr. Gilberto Goissis (IQSC) desenvolveram um trabalho cujos objetivos foram identificar e quantificar os resíduos de natureza química produzidos pelas atividades de ensino e pesquisa dos laboratórios do IQSC, bem como dar início à pesquisa e discussão de soluções para os problemas gerados pelos mesmos. O projeto intitulou-se “Programa de Tratamento de Resíduos Químicos produzidos pelos Laboratórios de Ensino e Pesquisa Em Química do Campus de São Carlos”.

A partir dos resultados obtidos e da existência de um abrigo de resíduos químicos no Campus, com a parceria da Divisão de Saúde, Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital Universitário (DSHSMT-HU-Divisão da Engenharia), iniciou-se a construção de uma área de 100 metros quadrados para montagem do Laboratório de Resíduos Químicos.

Novo veículo

A SCLABRQ adquiriu um veículo próprio com as características técnicas exigidas em normas específicas para o transporte adequado de produtos químicos na USP São Carlos.

O engenheiro Luís Carlos da Silva, que coordena o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho no Campus (SESMT-SC), afirma que o Laboratório de Resíduos Químicos é um dos pioneiros em gestão e gerenciamento de resíduos químicos, em Instituição de Nível Superior (IES), que opera efetivamente e de modo contínuo até o momento.

“É positivo receber um novo veículo para o transporte adequado dos resíduos oriundos dos laboratórios que compõem as Área 1 e 2 do Campus. O transporte de produtos químicos somente pode ser realizado por veículos e equipamentos cujas características técnicas e operacionais garantam condições de segurança compatíveis com os riscos correspondentes aos resíduos transportados, ressalta Silva”.

Como solicitar as coletas

Maria Cecilia Henrique Tavares Cavalheiro, responsável pela SCLABRQ, destaca que as coletas continuam sendo feitas por meio de solicitações. O laboratório interessado no serviço precisa preencher a requisição de retirada de resíduos disponível nesta página. “Após o recebimento do pedido pelo LRQ, agendaremos a retirada do resíduo com o nosso veículo. Uma pessoa responsável pelos resíduos deverá acompanhar essa entrega”, orienta.

Primeira coleta

A primeira coleta de resíduos com o novo veículo aconteceu no dia 17 de novembro de 2021, no Laboratório de Cromatografia do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), com a presença de Cecilia, Caroline Franceschini Mion, do motorista Mario Gonçalves e de técnicos do IQSC.

Conforme Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho, Prefeito do Campus, a aquisição do veículo apropriado para o transporte de resíduos químicos é uma antiga reivindicação e necessidade da SCLABRQ, que representa uma grande conquista para o Campus. “Importante ressaltar o apoio que esta iniciativa recebeu da Administração da USP e que foi viabilizada pela Superintendência de Gestão Ambiental. Assim, Prof. Dr. Tércio Ambrizzi, Superintendente de Gestão Ambiental, em reunião prévia com o Prefeito do Campus, conheceu in loco e em profundidade o trabalho da SCLABRQ e os números relativos ao volume anual de resíduos químicos coletados e transportados, e estimulou a apresentação de solicitação à SGA visando à aquisição de veículo apropriado a essa finalidade. Assim, também é muito importante destacar a qualidade do projeto apresentado pela Dra. Maria Cecília Tavares Cavalheiro, Chefe Técnica da SCLABRQ, que recebeu avaliação positiva da SGA, a qual elogiou o projeto e o contemplou com os recursos financeiros solicitados.”

Mais informações:
E-mail: residuos.prefeitura@sc.usp.br