Exposição coletiva “Artistas de São Carlos 80/20” no Centro Cultural da USP São Carlos

Não perca essa chance de conhecer mais sobre artistas visuais de São Carlos!

Sobre a exposição
A exposição coletiva Artistas de São Carlos 80/20 traz à apreciação do público um olhar plural do trabalho de 16 artistas, representativo de dois momentos de relevância das artes visuais na cidade de São Carlos: a década de 1980 e os anos 2020. Por meio das obras selecionadas e do resgate deste liame histórico, busca-se apresentar uma leitura ainda inédita da produção artística em São Carlos, valendo-se das vivências, narrativas pessoais dos artistas e seus entrelaçamentos.

Esta iniciativa atenta-se para o cuidado com o legado histórico e a sensibilidade à memória coletiva, perpetuando vínculos sociais e afetivos. São cruzamentos, confluências que iluminam o passado de uma cena artística formada por diferentes grupos e trajetórias individuais. A partir deste legado desenha-se o presente, artistas em plena ação, construindo suas obras, pesquisas e inquietações. Como proposta, a exposição busca aproximar gerações, promover trocas, reconhecer valores coletivos e proporcionar ao público fruição por estes desafios e encantos.

Rodas de conversa

As artes visuais em São Carlos nos anos 1980
17 de agosto, quinta, das 18h30 às 21h
Convidados:
Ismael Oliveira, Kena, Preá
Mediação:
Amanda Ruggiero e Daniel Paschoalin

Um panorama da cena de artes visuais de São Carlos na década de 1980 e seus desdobramentos contemporâneos, aprofundando a discussão levantada pela exposição sobre paralelos e legados, por meio do diálogo direto com alguns dos artistas – ainda em atuação – que ajudaram a consolidar este movimento profícuo de produção e circulação das artes na cidade décadas atrás. Esta palestra é uma oportunidade de difusão da obra de artistas atuantes ou já falecidos que tiveram grande importância e, muitas vezes, alta visibilidade e inserção no circuito de artes visuais brasileiro, mas que, de forma geral, não são reconhecidos na cidade. Além disso, busca-se com essa conversa amplificar ou trazer à luz as relações de proximidade e afastamento entre as produções destes artistas da década de 1980 e as produções contemporâneas que vêm sendo produzidas também por artistas mais novos.

Ser artista no interior: vivências e possibilidade
18 de agosto, sexta, das 18h30 às 21h
Convidados:

Anny Lemos, Marcel Guerreiro, Washington Pastore
Mediação: Amanda Ruggiero e Daniel Paschoalin

Esta conversa busca a construção de um diálogo com foco na produção artística dos artistas da cidade de São Carlos, abordando potencialidades, intercâmbios e parcerias possíveis, entre artistas e espaços culturais, além de horizontes de difusão dessa produção artística realizada a partir do interior do Estado. Busca-se traçar um panorama das artes plásticas no município e colocar em relação diversos agentes, como artistas, colecionadores, galeristas, produtores, estudantes, entre outros, para discutir acerca das iniciativas particulares dos artistas e grupos, e pensar possíveis estratégias de parceria e fortalecimento do circuito de artes visuais do interior.

Atividades gratuitas, sem necessidade de inscrição.

Local: auditório do Centro Cultural da USP de São Carlos.

@aguaviva_producoes
@centrocultural.sc.usp