Nessa exposição, Anny Lemos (@annylemos_artista) apresenta a série Azul por dentro, conjunto de pinturas recentes, que têm como ponto de partida a obra O mar por dentro (produzida no período da pandemia), ao qual desdobrou-se na criação dos trabalhos desta mostra.
Em sua pesquisa sobre a “poética do habitar”, por meio de pinturas figurativas, a artista reflete sobre a Casa como extensão da psique. Nesta mostra, em um diálogo simbólico, as obras apresentam narrativas ficcionais entre a Mulher, a Casa e o Mar.
Abertura dia 30/10/2025 (quinta-feira), às 19h
Visitação da exposição até 18/12/2025, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h, na sala de exposições do Centro Cultural USP São Carlos.
Assim como as profundezas do oceano, nosso inconsciente abriga a essência e as memórias que se deslocam no escuro. Ao invadir a Casa, como representada na obra “O Mar por dentro”, as águas do inconsciente tomam a forma do espaço, invade os cômodos da casa e o corpo se percebe submerso em um mergulho profundo.
Ao mergulhar nas águas internas, nos relacionamos com a própria matéria que nos origina a vida, e quando possível, encontramos um lugar de auto pertencimento na paisagem do cotidiano.
Segundo a curadora da mostra, Bianca Dias, “ao articular o gesto pictórico e a relação íntima com os objetos, Anny Lemos desestabiliza a ideia familiar da casa, inserindo a estranheza da alteridade. O ato de habitar uma casa, além de revelar as dimensões primordiais na relação tempo, espaço e presença, revela também uma potência feminina que se dá no mergulho da dimensão indomesticável da experiência”.
Por Centro Cultural – PUSP-SC
Servidor PUSP-SC
