Domingo Integração movimenta a Área 2 do Campus

Volta USP São Carlos e apresentações culturais movimentaram a Área 2 do Campus

Cerca de 900 pessoas se reuniram no último domingo, dia 16, na Área 2 do Campus, para participarem da primeira edição do Domingo Integração.

O evento tem como objetivo integrar os novos alunos do Campus e seus familiares com as comunidades da USP São Carlos e da cidade. Ele teve início às 8 horas com a Volta USP São Carlos 2020, que contou com um público bastante animado disputando as modalidades de corrida de 6 km e 3,4 km ou ainda optando por participar da caminhada de 3,4 km.

Largada da Volta USP São Carlos 2020

Chegada 6 km masculino

O vencedor na categoria masculino da corrida de 6 km, Edivanio Silva Monteiro, completou o percurso em 19 minutos e 49 segundos. Ele é atleta de triatlon de alto rendimento há mais de 10 anos e tem participado de algumas provas de corrida.

Chegada 6 km feminino

Edivanio foi aluno do Projeto Pequeno Cidadão da USP São Carlos, dos 9 aos 14 anos. Ele destacou que “sempre participava da Voltinha USP, era a corrida do ano, toda vez que participei ganhei medalhas, ficando inclusive em primeiro e terceiros lugares”. É a primeira vez que o atleta participa da Volta USP São Carlos, na Área 2 do Campus, e considerou o “circuito duro, mas as subidas e descidas não são tão íngremes, foi um bom percurso, e o Campus conta com espaço para fazer uma boa corrida”.

Adrielle Dourado foi a vencedora na categoria feminino da corrida de 6 km, com o tempo de 26 minutos e 52 segundos. Ela começou a praticar corrida de rua em 2017, “desde minha primeira corrida já consigo pegar pódio geral, eu tinha jeito e era uma coisa que eu gostava. Comecei a treinar firme em 2018 e com uma ótima equipe”, afirma. A atleta contou que foi a primeira participação na Volta USP São Carlos e gostou do percurso e da organização do evento.

Para conferir os resultados da Volta USP São Carlos 2020 nas diferentes modalidades e categorias, clique aqui. Todos os participantes receberam camisetas e os que completarem a prova, medalhas.

Participantes da caminhada

Música e obras de artes

Grupo Integração Musical

A boa música também esteve presente no evento com as apresentações do Grupo Integração Musical, formado por alunos e funcionários da USP, e do Coral da USP São Carlos, que se apresentou durante a abertura da exposição Fragmentos da Memória, na Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), também na Área 2 do Campus. O Coral conta com participantes da comunidade são-carlense, funcionários, professores e alunos do campus, sob a coordenação e regência do maestro Sergio Alberto de Oliveira, fundador do coral da USP Ribeirão Preto.

Coral da USP São Carlos – Foto: Danielle Ribeiro

Segundo o Prefeito do Campus, Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho, o evento “foi coroado de êxitos, pois a Área 2 foi povoada de estudantes, membros da comunidade da USP, professores e funcionários, e também de participantes da sociedade são-carlense. Estas comunidades foram integradas em uma atividade esportiva muito saudável, a corrida com diferentes trajetos, e foi muito prazeroso e recompensador encontrarmos o Campus povoado com estes públicos. O ambiente do Campus ficou muito alegre, muito colorido e você via no rosto das pessoas expressões de alegria e de felicidade por fazerem parte deste evento”.

Abertura da exposição “Fragmentos da Memória”. Foto: Danielle Ribeiro

Campana afirmou também que a “inauguração da mostra de acervos de obras de artes do Campus na Biblioteca também foi um sucesso com uma apresentação maravilhosa do Coral e a presença de várias autoridades e dirigentes do Campus”. Ele acredita que, nos próximos anos, o Domingo Integração, pode contar ainda com maior número de participantes.

O prefeito do Campus fez um agradecimento especial a todas instituições que apoiaram o evento, bem como às equipes da PUSP-SC e voluntários que participaram da organização e realização, contribuindo para o sucesso do evento.

O Domingo Integração foi promovido pela PUSP-SC e pelo CEFER, com apoio da Reitoria da USP, Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Graduação e Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP São Carlos.

Voltinha USP São Carlos

No sábado, dia 15, também aconteceu a 1ª Voltinha USP, na Área 2, promovida pela Creche e Pré-Escola São Carlos, em parceria com a APESC e o CEFER. O evento foi direcionado a bebês e crianças de 0 a 8 anos juntamente com suas famílias. Ex-alunos e irmãos também puderam participar.

Mais fotos em www.facebook.com/ceferuspsaocarlos

Por Suzana Xavier