2º Piquenique Cultural no Campus

No dia 24 de maio, aproveitando o mês em que comemoramos tanto o “Dia do Trabalho”, quanto o “Dia das Mães”, ocorrerá o 2º Piquenique Cultural: “Mulher e Trabalho”.

Desta vez o foco será o perfil da mulher trabalhadora da USP (e, consequentemente, a mulher trabalhadora na sociedade). Não só estarão em foco, novamente, as mulheres artistas, com as intervenções musicais de Vivian Davies, funcionária da creche USP, e Nilza Mendes, funcionária da EESC (acompanhada das vozes femininas do Coral USP de São Carlos); mas, também contaremos com uma roda de conversa motivada a partir das falas de três mulheres, que tratarão de temas como: vida acadêmica, maternidade, representatividade, patriarcado, Arte e saúde Mental; e de como as mulheres conseguem equacionar e conciliar suas jornadas pessoais e objetivos profissionais. As convidas são: a Prof.ª Drª Cibele Saliba Rizek, do IAU (à confirmar), a doutoranda Isotília Costa Melo, da EESC, e a funcionária Vivian Davies, da creche USP. A mediadora desta roda de conversa será a orientadora de arte dramática do TUSP, Claudia Alves Fabiano.
Histórico
O Piquenique cultural é uma ação de caráter contínuo, com viés artístico-pedagógico, que acontece desde março/2018, no gramado do Centro Cultural da USP de São Carlos, num espaço de passagem, bem próximo a uma das principais avenidas da cidade. Evento realizado a partir da parceria entre o Centro Cultural da USP de São Carlos e o Teatro da USP.
A expectativa é de que, ao longo de 2018, possamos trazer para o espaço público da universidade, num local de passagem e encontro: o gramado, debates e atividades artísticas, de interesse e urgência.
Inauguramos o “Piquenique”, em 8 de março, por conta do Dia Internacional da Mulher, realizando uma primeira edição, e oferecendo uma programação que mostrasse mulheres que trabalham e estudam na USP, e que produzem artisticamente, numa mostra de luta e resistência, que pode e deve provocar reflexão.
Como o evento foi recebido de modo muito positivo, decidimos tornar essa ação um projeto contínuo, no qual o foco para 2018 será a mulher.Convidadas para as apresentações musicais

Vivian Davies é pedagoga, cantora e professora de Educação Infantil na Creche e Pré-escola USP- São Carlos desde 2001. Ao longo desses 17 anos militou pelo reconhecimento dos Técnicos das Creches da USP como Professores de Educação Infantil. Atualmente é representante dos Servidores Técnico Administrativos junto ao Conselho Gestor do Campus São Carlos.

Será acompanhada pelo músico:
Ricieri Nascimento, produtor musical e hipnólogo. Sócio da escola de Artes Cênicas Três Atos e do Timbú Estúdio atua no ramo das artes há 20 anos. Há dois anos atua como hipnoterapeuta.

Nilza Mendes. Funcionária da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) desde 2001 – Área Financeira. Atualmente com a função de Chefe do Serviço de Tesouraria / EESC. Integrante do Coral USP de São Carlos desde 2016, como coralista e solista.

Será acompanhada por vozes femininas do Coral da USP de São Carlos (que tem a regência do Maestro Sergio Alberto de Oliveira) e pelos músicos:

 – Anderson Canale Garcia, analista de sistemas do CeTI-São Carlos, estudante de piano e técnica vocal, e coralista do Coral da USP de São Carlos.
– Mateus Bonati é aluno do quarto ano de engenharia elétrica eletrônica da USP. Estudou piano erudito no Conservatório de Tatuí, e atualmente é pianista e monitor do Coral da USP são CarlosConvidadas para a roda de conversa
Cibele Saliba Rizek (à confirmar).
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/ Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, também da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, reestruturação produtiva, habitação, espaço público e cidadania.

Pesquisadora
Isotilia Costa Melo, Bacharel em Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronaves pela EESC em 2009. Trabalhou como estagiária de qualidade na Volkswagen – São Carlos (2009), depois como engenheira de produto e de validação de projetos internacionais na General Motors, São Caetano do Sul (2010-2015). Possui especialização internacional em Engenharia de Soldagem pelo Centro Tecnológico Mauá (2014) e pelo International Institute of Welding de Londres (2015). Optou pela vida acadêmica em 2017, concluiu mestrado no Departamento de Engenharia de Produção na EESC e, desde então, cursa doutorado na mesma instituição. Seus temas de pesquisa e interesse são: eficiência do transporte de carga e distribuição, investimentos em infraestrutura de transporte, políticas governamentais para o desenvolvimento econômico, cadeia de suprimentos, e-commerce e investimentos de modo geral. Desenvolve projetos em cooperação com diversas universidades no Brasil e no exterior.

Funcionária
Vivian Davies é pedagoga, cantora e professora de Educação Infantil na Creche e Pré-escola USP- São Carlos desde 2001. Ao longo desses 17 anos militou pelo reconhecimento dos Técnicos das Creches da USP como Professores de Educação Infantil. Atualmente é representante dos Servidores Técnico Administrativos junto ao Conselho Gestor do Campus São Carlos.

Mediadora:
Claudia Alves Fabiano. Desde 2009 atua como orientadora de Arte Dramática do TUSP no campus da USP em São Carlos, com ações no campo da formação de espectadores e grupos universitários. Cursa doutorado em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP. Mestre em Arte pelo Departamento de Artes Cênicas da USP e graduada em Artes Cênicas pela mesma instituição. Curinga, com formação pelo Centro de Teatro do Oprimido. Entre as ações realizadas estão a I E II Jornada de Teatro Universitário do Tusp (2011/2012), A II Bienal Internacional de Teatro (2015) como curadora das Ações Pedagógicas e 17 Edições do Circuito Tusp de Teatro.

Essa atividade tem a curadoria de:
Sra. Angela Giampedro – Chefe da Seção de Atividades Culturais da USP (Centro Cultural da USP de São Carlos)
Sr. Edison Santhiago – funcionário do Centro Cultural da USP
Srta. Claudia Alves – Orientadora de Arte Dramática do Teatro da USP
Srta. Mayra Bianconi – Bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP/ estudante do IAU

É uma realização conjunta entre:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Teatro da USP de São Carlos
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP
Prefeitura do Campus USP de São Carlos