Creche e Pré-Escola: Nova visita e passeio pelo Campus

A Creche e Pré-Escola São Carlos, ligada à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), recentemente passou por reformas para adequações de acessibilidade. Um dos locais adaptados foi o banheiro infantil e as modificações despertaram muita curiosidade nas crianças do grupo cinco, que começaram a prestar atenção em faixas e pisos diferentes, afinal para que as modificações? As professoras Gabriele e Kátia convidaram um amigo da creche o artista plástico Inácio Vandier (deficiente visual) para uma conversa com as crianças.

O encontro aconteceu dia e começou com uma roda de conversa em que as crianças puderam conhecer o artista e suas belas obras. Inácio trouxe para as crianças a escultura “Vida de Gado” feita com argila e inspirada na música do Zé Ramalho Admirável gado novo e contou do processo de criação. As crianças ficaram muito curiosas sobre como o Inácio se localiza no espaço, modela esculturas e realiza suas tarefas diárias. Perguntas começaram a surgir. Inácio propôs que as crianças sentissem a escultura com as mãos e vivenciassem como é possível ver de maneira diferente.

Após a conversa, Inácio e as crianças saíram da creche para fazer um percurso até o edifício E1 (EESC) com objetivo de compreender como ele utiliza o espaço acessível. Inácio mostrou como utiliza os pontos cardeais e o nascer do sol para se localizar. Também falou sobre o piso tátil de alerta e o piso tátil de locomoção. Encerramos o encontro com o combinado que as crianças farão esculturas de argila e receberemos novamente a visita do Inácio para a exposição de arte.

Texto e fotos: Creche e Pré-Escola São Carlos