Camerata de Violões será apresentada no Centro Cultural do Campus

O Circuito do Violão apresenta a sua Camerata de Violões, evento gratuito, que será realizado no dia 23 de novembro, às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC).

O Circuito desenvolve uma prática de pesquisa com repertório diversificado, que inclui obras de grandes compositores da música erudita, bem como arranjos de músicas regionais, populares e folclóricas.

Formado por alunos e professores do coletivo e sob a direção do violonista Welton Nadai, o grupo é parte integrante da Orquestra Intermunicipal de Violões e circula principalmente em cidades do interior paulista, norteando um trabalho de formação de público para instrumento que, apesar de tão popular em nosso país, ainda é desconhecido em suas diferentes formações, quando se trata de música instrumental.

Nesta temporada, o espetáculo retrata obras do período clássico, renascentista e barroco, no qual exibe pequenas peças alterando movimentos pequenos e vivos, nostálgicos e alegres, irônicos e contemplativos, sem deixar de lado os compositores da nossa música popular e erudita, estreitando o público com a música genuinamente brasileira. A ideia central é fazer com que o espectador tenha contato com diversas composições de diferentes épocas da história da música.

Sobre a Temporada

Direcionado a músicos amadores, profissionais, a pessoas que gostam de música instrumental e são ligadas ao universo das artes de uma maneira geral, os eventos são gratuitos, com classificação livre para todas as idades, com previsão dos concertos para o segundo semestre de 2018, buscando atingir um total de 1500 pessoas entre concertos e acessos a plataforma digital do Circuito do Violão.

Como o acesso a música camerística muitas vezes é novidade para determinado público, ainda mais se tratando de cidades do interior, a escolha tanto do repertório como do roteiro de cidades foi com a intenção de afirmar a vontade do coletivo Circuito do Violão e dos músicos em continuarem a realizar as atividades de formação de público para música erudita, pois só um trabalho sistemático, permanente e de longo prazo poderá provocar transformações que sinalizem uma consolidação deste segmento musical no gosto das pessoas desta região.

O Coletivo

O Circuito do Violão é uma associação de Violonistas que atuam na divulgação do Violão como instrumento solista na região de Rio Claro/SP, criando um circuito de apresentações e atividades relacionadas a música erudita com repertório voltado para o violão em suas diferentes formações, sendo elas solo, duo, trio, quarteto, orquestra e artes integradas.

Welton Nadai

Violonista formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP, licenciado em música pela UNINCOR e Pós Graduado em Arte e Educação pela Universidade Claretianas, além de participar de festivais nacionais e internacionais, é fundador e idealizador do Circuito do Violão, coletivo que realiza diversos trabalhos em várias formações artísticas.

Realização e Apoio

O projeto é uma realização do Circuito do Violão, contando com o apoio da Bignotto Industria de Urnas, Casa do Ipê amarelo espaço cultural, Companhia Metalgraphica Paulista, Doimo Transportadora, Guarazemini Mineração e Transportadora, Associação Cultural Lumiar-Te, Result Contabilidade, Sapataria Lago Azul, Solar das Artes Escola de Música, Urbano, Unimed Rio Claro e Comercial João Afonso, e a promoção da Aline Pinton Produções e da produtora cultural Rede Vinil.

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/CircuitoDoViolao/