Área 2 recebeu crianças e adultos para mais um festival de pipas

Crianças e adultos de todas as idades participaram da segunda edição do Festival de Pipas, realizada na Área 2 do Campus da USP em São Carlos, no último domingo.

Foi uma oportunidade para brincar e participar de uma série de atividades que, além de divertir, também tinha a proposta de conscientizar. Entre elas, estavam oficinas de pipa, origami, pintura, desenho e poesia; pescaria sustentável; lançamento de foguetes feitos de garrafa PET, artesanato e beisebol.

Cerca de 150 crianças se inscreveram para o festival, que contou com a presença de centenas de pessoas circulando, entre comunidade USP e comunidade local. “Como temos crianças, vim motivada pelo evento. Está muito divertido, o lugar é gostoso e é um evento legal par integrar. Deveria ter mais eventos assim… olha quantas crianças aqui”, afirmou Ana Paula Aguiar, que ainda não conhecia o campus.

Já Rafael Valbueno mora perto da Área 2 mas disse que fazia um bom tempo que não soltava pipa. “Na verdade vim trazer minha filha . Fiz uma pipa pra ela e vim brincar um pouco. Estou gostando e ela está participando, principalmente das demais atividades aqui”, comentou.

Com o tema “sem cerol é legal”, o festival teve premiações nas categorias maior, menor, mais original e destaque.

O evento foi promovido pela Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) e pela Organização Não Governamental (ONG) Formiga Verde. Contou com vários parceiros e colaboradores, como SENAC São Carlos, Rotary NRDC , Projeto Pequeno Cidadão, Atlética CAASO, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA), Sanca Social, Secretaria Academia da Engenharia Aeronáutica (SAAERO) e a Associação São-carlense de Atletismo (ASA). Também teve apoio do grupo Faber-Castell Negócios Imobiliários e de comerciantes da região.

Para Rodeney de Santi, da ONG Formiga Verde, essa “segunda edição significa que a primeira foi um sucesso. Sem dúvida, é um evento muito interessante porque integra a família e também porque integra os bairros circunvizinhos com este espaço”.

A assistente Social Emanuela Pap da Silva, membro da Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade da PUSP-SC, destaca a importância de ações conjuntas “Eventos como esse demonstram a grande potência que temos quando construímos uma rede de parceiros. O envolvimento com a Ong Formiga Verde que possui expressiva atuação nesta região, os moradores do bairro representados pelo núcleo do Rotary NRDC, os estudantes e funcionários do nosso Campus, todos são fundamentais em ações como esta. Nosso grande objetivo é a promoção da ocupação dessa área, com atividades lúdicas e esportivas como instrumentos de socialização e de estímulo a integração entre comunidade local e universidade.”

O prefeito do Campus, prof. Sergio Paulo Campana Filho, também prestigiou o evento e falou em continuidade. “A segunda edição do Festival de Pipas foi um sucesso de público e o entusiasmo dos participantes foi contagiante, pois muitas famílias e crianças coloriram a Área 2 do Campus da USP SC com suas pipas, sorrisos e alegria. O evento já faz parte do calendário do Campus da USP SC e mal podemos esperar pela sua próxima edição”.

.