Incentivo à educação: Ex-aluna do Pequeno Cidadão é uma das calouras de Direito na USP

Com a conquista da ex-aluna Gislaine de Fátima da Silva, uma das calouras da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, o Projeto Pequeno Cidadão mostra mais uma vez sua colaboração no incentivo à educação.

Há mais de 20 anos, o projeto desenvolvido no campus da USP de São Carlos, fruto de parceria entre a universidade e a empresa KPMG Auditores Independentes, atende diariamente 220 alunos de 10 a 14 anos propiciando uma vida melhor às crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do estímulo à educação, cultura, esporte e acesso ao mercado de trabalho.

Gislaine destaca a importância de seus quatro anos (de 2009 a 2012) no Pequeno Cidadão nos quais recebeu “incentivo aos estudos, à busca por novos conhecimentos e por tentar fazer sempre o melhor. Além disso, a vivência no ambiente universitário despertou o interesse em estudar na USP”.

Para Gloria Izildinha Sanches de Lima, psicóloga do Projeto, “esta conquista nos enche de orgulho e alegria. Saber que a iniciativa pode representar uma ‘sementinha’ plantada no coração da Gislaine nos motiva ainda mais e mostra que todos incentivos e oportunidades vividas, bem direcionadas, dão excelentes frutos”.

Mesmo tendo estudado a vida toda na escola pública Orlando Perez, no bairro Cidade Araci, e vivenciado problemas de segurança e infraestrutura, ela ressalta que a conquista de ser aprovada na USP não foi fácil, “mas é preciso acreditar que não é impossível, deve-se suprir as necessidades da educação brasileira e fornecer para as escolas melhores condições, dessa forma, a igualdade será maior e o sonho de entrar na faculdade pode ser alcançado por todos”.

Gislaine na época em que participou do Projeto Pequeno Cidadão

Segundo Elaine Trimer, coordenadora pedagógica do Projeto, a Gislaine “sempre foi uma excelente aluna, participativa, dedicada e carinhosa com os professores e colegas”. Elaine acredita que o Pequeno Cidadão tenha contribuído nessa formação “proporcionando vivências, experiências e abrindo novos horizontes ao transmitir valores positivos”.

 

Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus (PUSP-SC)